Singer uniu-se à Williams para criar Porsche 911 com 500 cv e 990 kg
Há muito que a Singer é conhecida por fantásticas e modernas interpretações daquele que é o modelo mais icónico da Porsche, o 911. Mas se as criações que por norma deixam as instalações da Singer em Los Angeles (EUA) são mais do que suficientes para satisfazer os desejos da maioria dos entusiastas automóveis, há sempre quem queira mais… e melhor!
A tarefa era difícil, mas a Singer aceitou-a e até fez dela um novo programa de desenvolvimento denominado DLS, de "Dynamics and Lightweighting Study". Para lhe dar vida recorreu à Williams Advanced Engineering, à BBS, Brembo e Michelin. Mas vamos por partes. Primeiro importa falar da parceria com a Williams Advanced Engineering, que ajudou a desenvolver o motor de 4.0 litros e seis cilindros em linha naturalmente aspirado que debita 500 cv de potência, consultando Hans Mezger, conhecido engenheiro da marca de Estugarda.
Acoplado a este motor está uma caixa manual de seis velocidades em magnésio feita pela Hewland, sendo que para parar esta "fera" a Singer optou por pinças e discos Brembo.
Mas se bem se recorda, a "encomenda" feita por Scott Blattner não só exigia um aumento de potência como reivindicava uma dieta rigorosa no que ao peso diz respeito. E nesse capítulo a Singer voltou a cumprir! É que este 911 pesa somente 990 quilos, quase o mesmo que um Smart ForFour (970 kg)! Para esta "poupança" muito contribuíram o uso de materiais leves como o magnésio, titânio e claro, a fibra de carbono.
Escusado será dizer que o resultado final é uma "máquina" capaz de arrancar sorrisos a qualquer amante de automóveis. E a boa notícia é que a Singer vai produzir mais 75 exemplares como este… A parte má é que o preço (ainda não divulgado) deverá ultrapassar o milhão de euros antes de impostos. Mas acredite, não vão faltar candidatos para garantir uma destas obras-de-arte…